Círculo Laranja entra para o projeto Salas Verdes do Ministério do Meio Ambiente

O Círculo Laranja foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) para participar do projeto Salas Verdes, iniciativa que tem como objetivo implantar “espaços educadores para atuarem como potenciais centros de informação e formação ambiental”, como diz o próprio Ministério.

Esse certificado marca mais uma etapa da luta pela sustentabilidade, preservação e um mundo mais verde, que começou desde a fundação do Círculo Laranja pelos agentes de saúde ambiental da cidade do Rio, tendo como pilar mudar, no imaginário coletivo, olhar sobre esses trabalhadores, reconhecendo-os pela real importância que têm para a sociedade. Isso inclui substituir a palavra “gari” por “agente de saúde ambiental” e a palavra “lixo” por “recurso”.

Agora, com aprovação federal, nossa instituição poderá ensinar às novas e antigas gerações o que fazer para proteger a natureza e combater as mudanças climáticas.

O que é uma Sala Verde

As Salas Verdes não são necessariamente espaços físicos onde o projeto acontece, mas sim um título dado a uma instituição para que ela como um todo possa servir como esse espaço de educação ambiental.

No caso do Círculo Laranja, aproveitamos essa oportunidade para criar uma sala verde literal, a Sala Carolina Maria de Jesus. Esse será mais um marco do comprometimento que nós já temos com o tema socioambiental e uma homenagem a uma das maiores escritoras, artistas e ativistas da história do Brasil!

Homenagem à Carolina Maria de Jesus

Para o Círculo Laranja, Carolina Maria de Jesus é um dos maiores ícones da luta pelo direito das mulheres, dos negros e dos trabalhadores. Famosa por seus livros e músicas, ela fez história durante o século XX com histórias que abordavam a pobreza e o surgimento das favelas.

Por nunca ter se casado, ter cuidado de três filhos enquanto trabalhava como babá, catadora e faxineira, e ainda se tornar uma escritora de renome em um momento histórico marcado pelo racismo e machismo, Carolina é uma expoente na luta pelo direito das mulheres, sobretudo das faveladas e periféricas.

Carolina Maria de Jesus é uma verdadeira heroína brasileira, e por sua trajetória brilhante de luta e resistência, o Círculo Laranja a homenageou com uma biblioteca de rua (inaugurada em 2019 e premiada pela Alerj com o prêmio Luiza Marinho) e agora com esta sala.

Compromisso com o Meio Ambiente

Nós do Círculo Laranja ficamos muito felizes em ter nossos trabalhos de educação, preservação e conscientização reconhecidos. Reforçamos com esse certificado o nosso comprometimento com a causa socioambiental na cidade e em nosso território.

Acreditamos que o projeto Salas Verdes nos ajudará a chegar mais longe, atingir mais pessoas e trazer mais resultados para conseguirmos tornar a cidade do Rio um lugar mais sustentável e ecológico!

Todas as informações sobre o projeto Salas Verdes estão disponíveis clicando aqui.

1 comentário em “Círculo Laranja entra para o projeto Salas Verdes do Ministério do Meio Ambiente

  1. Ian Lima Responder

    O Círculo Laranja é potência e me inspira ver um movimento realmente comprometido e responsável com a pauta socioambiental. Parabéns pela conquista e por todo o esforço dedicado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *