Há dez anos, em março de 2014, a cidade do Rio foi palco de umas das maiores lutas por direitos trabalhistas de sua história: a paralisação dos garis. Além da vitória nessa greve, esses trabalhadores continuaram batalhando por seus direitos na década que se seguiu, formando laços e se organizando. Assim nasceu o Círculo Laranja.
Para registrar esse marco histórico, o Projeto de Educação Tutorial da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PETeco-UFRJ) produziu um documentário sobre a luta por direitos trabalhistas. A obra conta sobre quem organizou o movimento, como o Círculo surge em meio a isso e qual foi nossa trajetória.
É um documentário feito com carinho e profissionalismo pelos estudantes da PETeco-UFRJ. Nós do Círculo Laranja nos orgulhamos de ter essa história contada e lembrada!
Somos porque somamos
O Círculo Laranja é uma associação sem fins lucrativos e apartidária, constituída por voluntários com diferentes histórias de vida, formações e habilidades. Nasceu em 2015 como resultado da energia gerada na luta por direitos trabalhistas dos garis em 2014.
Com efeito direto na categoria, um dos pilares do Círculo Laranja é mudar no imaginário coletivo o olhar sobre esses trabalhadores. Nos os reconhecemos pela real importância que eles têm para a sociedade, começando por substituir a palavra “gari” por “agente de saúde ambiental”, e a palavra “lixo” por “recurso”.
Nosso objetivo é a constante construção de um espaço coletivo que combate injustiças sociais, promovendo uma nova economia e fortalecendo a autonomia intelectual de nossa comunidade. A Educação Transformadora é o pilar desse movimento, incentivando voluntários, associados e assistidos a exercer plenamente a cidadania.