O Círculo Laranja celebra mais um ano do Cine Círculo Cultural, uma atividade aberta ao público, fomentada pela lei Aldir Blanc, que usa obras cinematográficas para criar debates sociais.
Essa iniciativa começou em 2016, batizada de Cine Debate, com a proposta de criar uma ponte entre a sociedade civil com o ensino superior. Então, após muitas ideias, descobrimos a melhor maneira de gerar essa união: assistir filmes!
Após anos de trabalho, em meio a uma pandemia, o projeto venceu o edital da lei Aldir Blanc, assim garantindo a continuidade dessa iniciativa tão importante! Agora, o Cine Círculo Cultural tem como público alvo os jovens do pré-vestibular social, assim dando um repertório para provas como ENEM e UERJ.
Com toda essa história, esse projeto já reuniu 5500 pessoas para assistir filmes que enriquecem a vida.
O Circulo Laranja tem como uma de suas missões democratizar o acesso a cultura a população do nosso território. Por isso, acreditamos que o cinema é um meio para passar mensagens importantes, unir pessoas e criar espaços seguros para todas as camadas sociais.
Reconhecimento na Mídia
Outra marca do sucesso do Cine Círculo Cultural são as matérias feitas por jornais digitais destacando o evento na mídia! Os filmes ‘Lixo Extraordinário’ e ‘Ilha das Flores’ renderam pautas para três sites: Diário do Rio e Cultura Amazônica e Eu Rio!.
Nós do Círculo Laranja ficamos muito felizes em ver nosso trabalho sendo repercutido dessa forma.
Fomento da lei Aldir Blanc
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) é uma iniciativa do Governo Federal para apoiar profissionais da área em seus projetos.
Sancionada em junho de 2020, a lei surgiu como uma resposta da sociedade brasileira ao impacto da pandemia de COVID-19 no setor cultural e homenageia um dos maiores compositores da música brasileira, Aldir Blanc.
Para saber mais sobre a norma, basta clicar aqui.