Cassar Glauber Braga é uma vingança e também uma injustiça

Estão querendo cassar o mandato de Glauber Braga (PSOL) porque foi ele o parlamentar que denunciou o Orçamento Secreto da Câmara dos Deputados sob a gestão de Arthur Lira (PP), entre 2019 e 2022.


O esquema liberava verbas sem informar quem era o responsável pela emenda parlamentar e beneficiava o partido de Lira e o de seus aliados políticos num valor que chegou a R$4,2 bilhões.

O Orçamento Secreto foi criado pelo governo Jair Bolsonaro em troca de Lira não pautar as dezenas de pedidos de impeachment contra o então presidente, a maioria pela conduta na pandemia da Covid-19.

Graças à denúncia feita pelo PSOL e discursos de Glauber feitos no plenário da Câmara dos Deputados, o ministro do STF Flávio Dino apurou e solicitou mudanças nas regras para a liberação das emendas, acabando com a farra de Lira.

Apesar de ser o motivo que está no inquérito, não tem a ver com agredir um membro do MBL. Querem tirar Glauber por vingança.

Por que a cassação é injusta

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados tem outros processos que estão na casa há mais tempo do que o de Glauber. Em nenhum desses processos houve pedido de cassação. Muitos não foram julgados ou sequer entraram em pauta, mesmo sendo mais graves, como por exemplo:
Cassação do deputado Chiquinho Brazão pela morte de Marielle Franco está parado há 1 ano e ele segue recebendo salário de deputado;


Cassação de Carla Zambelli por ameaçar uma pessoa na rua com arma de fogo (com o agravante de ser em período eleitoral em 2022) ainda não entrou em pauta;

A cereja do bolo é o fato do relator do processo, Paulo Magalhães, já ter agredido uma pessoa dentro da Câmara com um soco em 2001.

O Círculo Laranja apoia Glauber Braga, assim como vários juristas, intelectuais e artistas, e quer evitar essa injustiça. Por isso, estará no ato de defesa do mandato de Glauber, que acontecerá dia 24/4, às 17:30, em frente à Câmara Federal no Rio de Janeiro, na Cinelândia.

Só a manifestação popular pode fazer com que deputados se sintam pressionados a votar a favor de Glauber. Portanto, seja nas redes sociais ou indo a atos que acontecerão em várias cidades, participe da defesa da democracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *