O Círculo Laranja recebeu, com muita satisfação, o prêmio Luísa Mahin, em reconhecimento ao pré-vestibular social e à biblioteca de rua Carolina Maria de Jesus. A condecoração foi feita durante a 3ª edição do Festival Ubuntu, em 2023, e destina-se a pessoas, movimentos ou instituições engajadas na luta antirracista.
Também nos orgulhamos em dizer que o prêmio Luísa Mahin foi entregue pela deputada estadual Renata Souza, mulher, negra e a deputada mais votada da ALERJ.
Nossa organização se preocupa com a luta antirracista e lutamos pela maior inclusão de pessoas negras em cargos de grande reconhecimento, pois é lá que elas devem estar!
Nossas ações
Começamos nosso pré-vestibular social em 2018 com o objetivo de educar famílias periféricas, suburbanas e negras. Após anos de trabalho, forjamos parcerias e investimos em infraestrutura para continuarmos sendo essa ponte entre essa juventude e o ensino superior.
Em 2019, inauguramos a biblioteca de rua Carolina Maria de Jesus, uma iniciativa para democratizar a literatura e fomentar a cultura local. Então, além de homenagear outra mulher negra que marcou a nossa história, fizemos circular mais de 12 mil livros de forma comunitária.
Também começamos nossa primeira turma de catadores graças a essa biblioteca, pois assim ensinando seu poder cidadão por meio da educação transformadora.
Nossa missão é continuar trilhando esse caminho revolucionário, fazendo jus à premiação e nos inspirando nessa mulher negra revolucionária que foi Luísa Mahin.
Luísa Mahin presente
Luísa Mahin foi uma mulher negra revolucionária que lutou pelos seus direitos durante o período colonial do Brasil. Por isso, sua imagem se tornou um símbolo de luta contra a opressão aos povos e às mulheres.
Carregamos esse prêmio, cheio de simbolismo e relevância, com muito orgulho e honra, porque sabemos da importância de manter viva essa memória.