O Círculo Laranja enquanto uma Associação da Sociedade Civil repudia veementemente a invasão violenta da polícia militar no CIEP Elis Regina na comunidade de Nova Holanda no dia 05 de abril de 2023. Que fique marcada a data para que não seja esquecida.
Diariamente ensinamos aos nossos alunos sobre a importância da educação e sobre como ela amplia nossas possibilidades. Acreditamos em uma cidadania que floresce nos campos do conhecimento dos direitos civis, pautamos nossos ideais em uma democracia que, infelizmente, ainda é defendida com sangue das minorias representativas no território nacional. Cientes de seu valor e de seu custo tão caro a todos nós, seguimos diariamente com força, determinação, perseverança e muito, muito afeto.
Quando o Estado invade uma escola com a mesma truculência usada em campos de guerra, ele tira das crianças, dos adolescentes, dos cidadãos, o direito a segurança e descumpre seu dever, seu compromisso com aquele que deveria ser seu bem mais precioso: o povo. As crianças pobres sofrem diante de um Estado retrógrado, incapaz de enxerga-las como crianças quando essas não pertencem a territórios ocupados pelas classes privilegiadas. Nossos jovens sofrem diante de um Estado retrógrado, que além de não inclui-los abre espaço para que poderes paralelos ocupem e tomem as suas vidas.
Não vamos e não podemos nos silenciar diante de uma atrocidade dessas, não iremos aceitar a institucionalização da violência dentro das nossas escolas. Acreditamos em uma educação popular cercada por muros de afeto e iremos seguir na luta por ela sempre em frente.