Em junho de 2024, nos dias 15 e 22, foi realizado o 1º Seminário de Arborização Carioca – Unidos por uma cidade mais verde, evento que se propôs a discutir sobre a falta de árvores no município do Rio, conscientizar a população sobre a importância de uma cidade mais arborizada e buscar soluções para os desafios de se ter uma cidade mais arborizada.
Com o apoio da Nave do Conhecimento, que cedeu o espaço para a reunião, o Comitê Rio G20 e todos os Coletivos de Arborização Urbana, Organizações da Sociedade Civil e servidores públicos de Instituições Governamentais, foi escrita uma Carta Compromisso com o objetivo de guiar e pressionar o poder público a cumprir essa demanda por arborização urbana. Faça parte deste abaixo-assinado clicando aqui!
O Rio precisa de árvores
Em um levantamento feito em 2023 pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau), o município do Rio tem um déficit de aproximadamente 1 milhão de árvores, sendo as Zonas Norte e Oeste as mais afetadas. Ainda segundo a pesquisa essa falta de árvores é responsável por uma diferença de até 11ºC entre bairros com muitas e poucas árvores.
No crescente cenário de aquecimento global e ondas de calor que podem chegar a mais de 58ºC (como foi o caso do Rio), perceber que determinadas áreas são afetadas de forma mais grave por esses desastres climáticos é crucial para o combate desses problemas, ainda mais quando se trata de populações que já são necessitadas. Essa e outras questões foram discutidas nos dois dias do 1º Seminário de Arborização Carioca.
Uma discussão sobre arborização
Por se tratar de um ato público e gratuito, o 1º Seminário de Arborização Carioca foi estruturado com uma dinâmica de rodas de conversa com assuntos pré-estabelecidos, para deixar aberto o debate entre seminaristas e o público. Os temas foram:
- Gestão da Arborização Urbana Carioca;
- Espécies Utilizadas na Arborização Urbana;
- Boas Práticas para plantio e manutenção da Arborização;
- Diagnóstico dos Coletivos de Arborização da sociedade civil.
- Manejo da Arborização Carioca;
- Educação Ambiental;
- Responsabilidade e Controle Social;
- Mecanismos de Fiscalização de Danos à Arborização;
- Escritura da Carta Compromisso.
Nós do Círculo Laranja entendemos que a Arborização Urbana é parte fundamental do desenvolvimento sustentável de uma cidade e, tendo em vista da desigualdade social e ambiental do nosso município, apoiamos e agimos em conjunto com iniciativas que visam o plantio de mais árvores em áreas mais pobres e desassistidas, sobretudo no nosso território que é a Zona Norte do Rio.
Apoie o Seminário e as organizações participantes
O Círculo Laranja agradece a todas as organizações civis e os servidores públicos que tornaram o 1º Seminário de Arborização Carioca possível, e destaca a ação do Comitê Rio G20, que aprovou o evento no calendário internacional. Que esse seja o primeiro de muitos encontros de conscientização, debate e organização para tornarmos nossa cidade mais verde e sustentável!
Você pode conferir o evento na íntegra assistindo aos vídeos abaixo: