RoléZN | Projeto de fomento à cultura da Zona Norte do Rio

Para fortalecer e potencializar a nossa cultura construindo um futuro que nos represente é necessário, primeiramente, conhecer a própria história. O município do Rio possui um lado que “não entra no cartão postal”: o passado industrial, operário e suburbano da cidade. É essa história que o projeto RoléZN quis contar.

Com o fomento do edital Ações Locais 2023 | Edição Paulo Gustavo, realizado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura, o Círculo Laranja organizou uma série de passeios turísticos e educacionais pela Zona Norte envolvendo instituições, personalidades e moradores locais para impulsionar a cultura nesse território.

O objetivo do projeto

A missão do RoléZN foi proporcionar acesso à história do processo de urbanização e ocupação na Zona Norte do Rio de Janeiro, tornando tangíveis as relações sociais, econômicas, culturais e políticas que moldaram nosso espaço cotidiano. Assim, nos conectamos às nossas raízes e abrimos caminhos para fortalecer e valorizar a nossa identidade.

Durante o período de março até novembro de 2024, o Círculo Laranja visitou, quinzenalmente, oito bairros selecionados por sua relevância histórica: São Cristóvão, Vila Isabel, Engenho de Dentro, Cascadura, Méier, Penha, Madureira e Cachambi.

Para cada visita designamos um guia profissional, responsável por pesquisar e montar o passeio. Depois, transformamos os passeios em vídeos para divulgação e também como registro para o edital. Assim como registramos a pesquisa feita por nossos voluntários. Todo o material está disponível no canal do Círculo Laranja no YouTube.

Adicionalmente, criamos um documento simbólico para fidelizar os participantes dos passeios, o Passaporte Suburbano. Cada encontro proporcionou um carimbo relacionado ao bairro. Assim, aqueles que participaram da maioria dos passeios foram recompensados com um certificado “oficial” de suburbano.

Por fim, propusemos que toda a pesquisa e as experiências do RoléZN fossem documentados e editados em um livro. O objetivo dessa publicação, além de gerar mais um registro para o edital que conquistamos, é disseminar a cultura e o conhecimento presentes em nosso território, imortalizando histórias e saberes locais e ancestrais.

Iniciativas como essa reafirmam o compromisso do Círculo Laranja em promover iniciativas que valorizam, enriquecem e impulsionam a cultura e o cotidiano do nosso território.

Sobre o RoléZN

Desde o início, pensamos em todo o projeto RoléZN seguindo uma narrativa: “o caminho do desenvolvimento da Zona Norte”, representado pelas linhas de trem. A escolha dos bairros, e a ordem em que eles foram visitados, por exemplo, se baseou no avanço histórico da malha ferroviária, começando pela primeira estação do Rio de Janeiro, a de São Cristóvão.

Dessa forma, o trem serviu como fio condutor dos passeios, conectando a história de cada bairro e nos levando até o ponto final escolhido, o bairro do Cachambi, onde fica a sede do Círculo Laranja.

Outro ponto importante foi o uso dos acervos e instalações de instituições e personalidades locais, por meio de parcerias que foram imprescindíveis para o projeto, como a Arena Dicró, na Penha, a Nave do Conhecimento, a visita à casa de Noca da Portela, no Engenho de Dentro e a amável disponibilidade da Tia Ira Rezadeira, em Madureira .

O Círculo Laranja agradece a todos os voluntários, assistidos e parceiros que participaram dessa jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *